sexta-feira, 2 de setembro de 2011
domingo, 21 de agosto de 2011
O que é libras?
Língua – É o idioma de um povo.
Linguagem – Variações da língua.
LIBRAS é uma língua própria, uma gramática especifica e própria criada pela comunidade surda do nosso país, características só dela.
Estrutura de LIBRAS
Elemento principal + Elemento secundário
Ex: Eu tenho um amigo bonito
Linguagem – Variações da língua.
LIBRAS é uma língua própria, uma gramática especifica e própria criada pela comunidade surda do nosso país, características só dela.
Estrutura de LIBRAS
Elemento principal + Elemento secundário
Ex: Eu tenho um amigo bonito
Eu tenho um - desnecessário
Amigo - elemento principal
bonito - elemento secundário
A construção de frases em Libras é baseada na imagem do pensamento, ou seja, nas idéias, nos fatos ou nas informações visuais e lógicas criadas na mente.
A sinalização em Libras possui cinco padrões definidos:
1º Configuração de mãosOs sinais podem utilizar uma ou duas mãos. Muitas vezes utiliza as formas do alfabeto manual (A a Z) ou dos números (0 a 9) ou ainda, outras formas (mãos em garras, em pétalas de rosa).
Ex.: quinta-feira e dia.
2º Pontos de articulaçãoÉ o lugar onde a mão já configurada é posicionada. A mão pode tocar, bater, ser posicionada em um ponto inicial do qual deslizará para outro ponto do corpo.
Ex.: trabalhar, Deus, diretor.
3º Movimento
Alguns sinais precisam de um movimento específico para expressar corretamente o significado. Esse movimento pode ser: balançar uma ou duas mãos, girar, deslizar, bater, apertar, etc.
Necessitam de um movimento específico.
Ex.: andar, pular (têm movimento) brinco, pequeno (não têm).
4º OrientaçãoÉ a direção em que o sinal será feito. Sua inversão pode levar a um significado inverso, ou mesmo, à ausência de significado.
Ex.: Chapéu, ir, México.
5º Expressões facial e corporal
Alguns sinais necessitam da expressão facial ou corporal para dar sentido e emoção correta.
Ex.: triste, alegre, feliz e pular de alegria.
Datilologia: É o ato de soletrar qualquer palavra usando o alfabeto manual ou os números em libras com o objetivo de expressar nomes de pessoas, nomes de lugares e outras coisas que não possuem um sinal definido em Libras.
Ex.: Alexandre, chopp, cd.
Sinal soletrado: É quando uma palavra que foi emprestada do português e incorporada a Libras. Estes sinais são soletrados com uma velocidade diferenciada com que são utilizadas.
Ex.: Pizza
Iconicidade: É quando o sinal se parece com o seu referente.
Ex.: colher, xícara, garfo, faca, etc.
BEM VINDOS AO "PROJETO-LIBRAS"...
Todo trabalho inclusivo é um oportunidade de acessibilidade do ser humano a realidade social e desta a realidade da pessoa com deficiência
Assinar:
Postagens (Atom)